A forma como apresentamos o nosso serviço ou produto é naturalmente importante, e isto já se constata no universo físico e palpável.
No e-commerce este princípio recebe uma nova dimensão.
- Há algumas regras que são básicas numa estratégia de comunicação digital:*
- Reprodução fiel do produto na sua cor, textura, e forma
- Diversidade de imagens, que vão desde a vista geral até ao detalhe
- Enquadramento do artigo em cenário perfeito: num fundo liso ou no seu ambiente natural
- Captação do ângulo mais fotogénico
- Imagem fiel aos materiais e acabamentos
- Originalidade e criatividade nas imagens para as redes sociais
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Na base de qualquer estratégia de comunicação digital está uma correta planificação de toda a produção fotográfica, seja ela realizada com recursos internos ou com fotógrafos profissionais experientes.
É importante conhecer a concorrência, para poder inovar e, desse modo, destacar-se dos demais. Mas também é fundamental conhecer o público alvo para perceber o que ele espera do produto. Desse modo terá uma comunicação dirigida e certeira.
Por exemplo, se estiver a vender uma bota de homem, para uso diário na sua atividade de comercial, não poderá usar a mesma estratégia e linguagem visual se estiver a vender uma bota de segurança para um trabalhador da área da construção civil, porque a expectativa perante o produto é muito diferente.
Se o objetivo é mostrar que o produto tem um determinado valor e qualidade, a fotografia terá de valorizar ambos os aspetos, de modo a atrair o consumidor. Sobretudo porque a compra on-line é menos impulsiva e mais contemplativa. Quanto mais atraente for uma imagem, maior será a vontade do consumidor em contemplá-la. Esse desejo vai claramente influenciar o impulso de compra.