O sucesso passa por destacar-se da concorrência. Marcar pela diferença, qualidade e originalidade.
As imagens, em comunhão com um bom design de comunicação, permitem alcançar os objetivos estabelecidos. Seja em época de campanhas específicas, promoções ou em dias normais de informação.
No e-commerce – no site próprio ou numa plataforma – o seu produto deve estar disposto como que numa vitrine. E na sua preparação deve sempre pensar que se a montra não é apelativa, não irá seguramente atrair o consumidor para a contemplar.
A melhor forma de garantir este vitrinismo, que assenta fundamentalmente em decoração com comunicação visual – recorrendo a banners, ícones, grafismos, pop-ups, ou molduras – deve basear-se numa estratégia original definida de acordo com as metas a alcançar.
As produções fotográficas devem contar a história que foi pensada para alguém em particular – o comercial ou o trabalhador da construção civil que vai comprar aquela bota – logo deve guiar-se por um alinhamento editorial que definirá um ambiente, o recurso ou não a manequins, mostrar funcionalidades ou destacar características específicas. Ao contar uma história, vai mostrar o produto, destacando as particularidades que mais importam valorizar.
Qualquer produto vive da relação do consumidor com a sua imagem. Essa relação conduzirá à decisão de compra. Áreas como a moda, o têxtil, o calçado, a decoração e outros, têm mercados muito exigentes no que respeita à imagem dos produtos. Devem ser sobretudo fiéis à realidade.
Mesmo na compra de uma televisão ou um telemóvel, que vive quase exclusivamente das características técnicas, as marcas dão protagonismo à fotografia e ao design envolvente.
A identidade visual de uma marca passa obrigatoriamente pela definição de uma identidade fotográfica. Veja-se o caso do Grupo Inditex. Cada marca que representa tem o seu estilo, a sua perspetiva, a sua envolvência, os seus manequins, o seu brilho, a sua iluminação, a sua história.